quarta-feira, março 01, 2006

Pensamento do dia

Engraçado como toda a gente sabe o que é melhor para nós. O mundo está cheio de pessoas com imensas opiniões. Todos temos opiniões fortíssimas sobre o que lemos nos jornais, vemos na televisão e ouvimos dizer. Tornamo-nos intransigíveis da boca para fora, com base num "mas olha que a amiga da minha prima passou por isso. Sei do que estou a falar". Chegamos a confundir princípios com opiniões. Como se as opiniões que se defendem com tanta convicção e bater no peito num dia não mudassem no dia seguinte com a simples inclusão de um facto novo, ou até de uma perspectiva até aí ignorada.

Basta ver o que acontece quando surge a oportunidade de passar à acção em relação àquele assunto que tanto nos incomoda e contra o qual tão veemente nos exprimimos, ou de "dar uma mãozinha" àquela pessoa a quem demos tantos conselhos. Aí já o problema não é nosso; aí já só são opiniões e "o que é que eu percebo disso?! Quem sou eu para fazer alguma coisa?!".

Quando sentimos as situações na pele, o caso muda sempre de figura. Quanto mais de perto vivemos alguma coisa, mais nos apercebemos dos cinzentos e da relatividade que existe em tudo. E a humildade é uma coisa muito bonita e muito ignorada...

7 comentários:

Isa disse...

mai nada

Rui disse...

Falar é fácil. É bem verdade. E os principios esquecem-se depressa.

Indibiduo disse...

"E pena, mas, devido a forca da gravidade, gasta-se menos energia para abrir a boca que para fecha-la.”

cinderela disse...

quem fala assim não é gago! onde é que posso assinar?

marsalho disse...

Português que se preze tem opinião sobre tudo (e sobre nada). Não somos os únicos do mundo a fazê-lo, mas fazemo-lo melhor que ninguém.

maria disse...

...e resolver a vida dos outros é sempre tão fácil!

bonifaceo disse...

"Engraçado como toda a gente sabe o que é melhor para nós.", muitas vezes as pessoas apenas estão a tentar ser solidárias, outras vezes estão mesmo armadas em chico espertas com esses comentários.