sexta-feira, maio 12, 2006

Dúvida existencial # 28

Será que tenho de ir viver para o Norte?

Apontaram-me a atenção para o facto de falar demasiado alto. A "acusação" foi pública, dando lugar à expressão de algumas opiniões. Houve quem me achasse bruta, brusca e, por uma voz de Braga, directa.

Só ontem é que se me fez luz e percebi que passo muitas horas com pessoas que ouvem mal. Eu que sou tão espertinha para algumas coisas, passo meses sem que a perspicácia me bata à porta. Assim na mesma lógica de viver há três anos num sótão, padecendo estoicamente com o calor nocturno de Agosto e só o ano passado me lembrar de comprar uma ventoinha...

Eu até achava que não gostava de berros, que falo sempre no mesmo tom de voz controlado (aparentemente isto só se passa dentro da minha cabeça). Lá percebi que o que me mexe com o sistema não é o volume de voz utilizado, mas o estado de espírito subjacente; ou seja: não posso com histerias. Gente que a falar de um qualquer assunto se passa dos carretos e vai por ali fora à carga num cavalho de batalha que ninguém vê. Choros, guinchos, quebras de voz e melodramas. Não dá. No meio do salsifré, tento passar a informação à pessoa em causa de que quando ela estiver normal, logo lhe dou atenção.

O que é verdade é que sempre tive a sensação de falar demasiado baixo. Se calhar, ao longo dos anos, os decibeis foram aumentando, juntamente com a sensação de desespero de ninguém me estar a ouvir.

Possivelmente, se eu não meter um travão, qualquer dia apregoo como quem vende a lotaria, em vez de conversar (peço a quem se aperceba do fenómeno que me toque discretamente no ombro e me alerte). Nesse dia, mudo-me lá para cima.

8 comentários:

Camélia disse...

Se te mudares lá para cima, não te dou muito tempo até que depois, além de berrares, começares ao estalo ;)

bonifaceo disse...

Então e toda a gente concordou que falavas alta?
Beijo.

@ndrei@zul disse...

salsifré é uma palavra gira.. fico contente de relatares conclusões q ocorreram no meu veículo =P
baci!

Isa disse...

tu falas alto? tu? olhe que não... eu é que falo alto... mas antes vozeirão que guincharia, credo, odeio guinchos...

Mipo disse...

aparentemente, é por fases...

Neves dos Santos disse...

É nova para mim, essa. Falas alto? As coisas que eu tenho perdido. Para o próximo encontro LD vou no carro da @ndrei@zul, não posso perder isto.

Rui disse...

Importaste de escrever em caps? não consegui ler o que escreveste...

(sinto-me engraçado, desculpa)

Mipo disse...

voltei à fase quiet... esta semana, só minúsculas, vírgulas e pontos.