quinta-feira, junho 22, 2006

"Vai ficar para tia"

Quem profere esse "agoiro", de sobrancelha levantada e tom ligeiramente velhaco, de certeza que não tem nenhuma sobrinha linda de morrer, a entrar na adolescência, com um sorriso "drop dead gorgeous", que a deixe irremediavelmente babada, a ter de reter o comentário naftalínico e batido de "parece que foi ontem que andei com ela ao colo!"!

De um dia para o outro, sem saber como, começamos a perceber aquelas observações que em miúdos nos faziam encolher, articuladas por tias velhotas, de olho alagado: "Estás tão crescida!", Quando te conheci eras assim!", "Estás uma mulher!", "Já fumas?!" (bem, este último talvez seja mau exemplo... até porque me fartei de ouvi-lo aos 20 anos, de pessoas que não me viam havia 10; aliás, de pessoas que eu nem sabia quem eram...). Há qualquer coisa de mágico em assistir e participar no crescimento de alguém.

Por isso, só hoje, que não me aguento, e aqui, onde ela não pode ouvir e fugir furiosamente encavacada para o quarto:

És linda! Ainda na semana passada corri pela maternidade, doida para ver a minha primeira sobrinha. Eras uma recém-nascida cheia de feitío, a chorar raivosamente, com as bochechas roxas. Dois dias depois, ficaste o bebé mais bonito que eu já tinha visto! Dei-te banhos, mudei-te fraldas, desesperei para te conseguir fazer comer a papa, apanhei o comboio para te ver. Olha para ti agora!... Estás uma brasa! Quase na universidade! E parece que foi ontem que andei contigo ao colo...

6 comentários:

Osga Esparramada disse...

se isso é o que diz a tia... o que dirá a mãe???

@ndrei@zul disse...

oh q linda.... também quero ser tia mas o meu mano ainda só tem 10 aninhos.... :(
baci

Osga Esparramada disse...

a Osga esqueceu-se de dizer uma coisa...
A OSGA FICOU SEM PALAVRAS COM O PEQUENO TEXTO QUE LEU!!!
Já estava esparramada e agora ficou MUDA!!!

Rui disse...

Essas coisas tocam-me de uma maneira particular. Não digo mais nada que já sinto a lágrima a dançar...

(ai que exagero...)

Camélia disse...

Olha quem dera a mim essa sorte. Ter sobrinhos :(

Mipo disse...

@ndrei@, Camélia, tenho mais 6; se estiverem interessadas, faço um preço jeitoso...