segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Memory lane (ou a estradinha da memória - mas isto em português não soa tão bem)

Alguém se lembrou de inventar um site* com os anúncios e desenhos animados da nossa mocidade** (leia-se: nós que fomos crianças e pequenos jovels nos anos 70 e 80). Para os saudosistas é uma verdadeira cornucópia!

Desde as pala-pala às canetas BIC, do Zé Gato ao Tom Sawyer, há todo um baú de recordações a explorar. Comecei o serão de 6.ª a vibrar com a música da coca-cola e do Dartacão (o que vale é que estas coisinhas me põem logo de alto astral). Entusiasmada, fiz o devido reencaminhamento para metade da lista de contactos. Já recebi algumas reacções do estilo "opááá..." quase com a lágrima ao canto do olho.

Certo é que parece que a onda pega. Há bem pouco tempo andou aí a circular (acho que já não circula - não o tenho visto) um anúncio de um banco em que alguns trintinhas e trintões assobiavam a melodia do "Come on Eileen". E a coisa funcionava. É que toda a gente se lembra da música, que ainda hoje se consegue inflitrar na pista de algumas discotecas mais revivalistas (e é vê-los, doidos, aos pulinhos, como se tivessem 16 anos outra vez).

Mas porquê isto agora? É verdade que, naquela altura, em que ainda andávamos, felizes e contentes, a jogar ao elástico, só existia a rtp. Não havia assim grande escolha. Nem sequer se sonhava com a internet (computador? Que é isso?). Praticamente toda a gente se lembra dos mesmos desenhos animados.

Fomos muitos os que crescemos com o Vasco Granja (mesmo que não percebêssemos patavina do que ele tentava explicar) e com a Bota Botilde. Existem um sem número de pessoas que não têm nada em comum unidas pela Abelha Maia. As referências são as mesmas (apesar de toda a vida ter odiado o Conan - o rapaz do futuro, sei perfeitamente quem ele é - todos os rapazes gostavam dele).

Ou, se calhar, estamos é todos a ficar velhos...

*http://www.misteriojuvenil.com/piratas_momentomagico.htm
**nunca tinha escrito mocidade. Foi mais forte do que eu; não resisti.

3 comentários:

pinky disse...

obaaaaaaaaaaaaa vou já vêr isso, sou uma revivalista por natureza! gracias!

Rui disse...

Nas coisas em que foste falar... ai ai, saudades.

marta disse...

e está mesmo tudo dito. Obrigada ;)